Todo cabelo precisa de uma rotina de cuidados para manter a beleza e a saúde, mas os quimicamente tratados merecem uma atenção especial!
Processos químicos como alisamento, tinturas e descoloração modificam a estrutura capilar da raiz às pontas, deixando os fios super frágeis.
Aí você pode me perguntar “Donna Widi, então isso significa que um cabelo com química é IMPOSSÍVEL se manter cheio de vitalidade, brilhoso e com aspecto hidratado?”, e a resposta é CLARO QUE NÃO!
Por isso, fiz uma listinha de cuidados para garantir a saúde e a beleza contínua deste tipo de fio.
- Escolha um profissional de confiança:
Existem muitos profissionais excelentes no mercado, mas na hora de escolher para quem você vai entregar seus cabelos, considere se o mesmo tem experiência com a química pretendida e busque boas referências. Para evitar qualquer transtorno ou dor de cabeça, invista em quem você confia, afinal, é melhor prevenir do que remediar, né?!
- Respeite o tempo entre uma química e outra:
Alisamentos, descolorações e aplicações de tinturas agridem bastante a fibra capilar, deixando os fios danificados. Além de algumas químicas não serem compatíveis, não respeitar o tempo entre um procedimento e outro compromete MUITO a saúde dos cabelos. Quebra e corte químico são alguns dos danos que podem ocorrer. Já imaginou? Por isso, antes de realizar qualquer química, é importante fazer teste de mechas, prova de toque e, claro, recuperar os fios entre um processo e outro.
- Não lave os cabelos todos os dias:
Para quem tem o hábito de lavar diariamente, ler essa dica pode até assustar, mas é verdade! Para manter a saúde dos fios que passaram por processo químico, é importante se atentar a frequência das lavagens. A higienização de forma excessiva pode reduzir a hidratação natural que o couro cabeludo produz, causando o ressecamento dos fios. O ideal é higienizar o cabelo de duas a três vezes por semana, em dias intercalados, claro, respeitando a particularidade de cada cabelo. Além disso, é importante usar shampoo sem sal e aplicar o condicionador apenas no comprimento e pontas.
- Foco na reconstrução:
Para tratar os danos causados pelos processos químicos, a dica é investir na reconstrução, e uma grande aliada é a linha Operação Resgate.
Formulada com óleos vegetais e aminoácidos, ela devolve a vitalidade perdida durante a química. O shampoo limpa suavemente, fortalece a fibra capilar e protege a cor. Já a máscara reconstrutora combate o emborrachamento e enfraquecimento dos fios em apenas 3 minutos. Uma dupla que promete revolucionar os cuidados com esse tipo de fio!
- Proteja seus fios do calor:
O secador, a prancha e o babyliss são ótimos aliados quando o assunto é modelar e dá forma aos fios. Porém, o uso frequente desses aparelhos resseca e pode até causar danos mais sérios, como a quebra dos fios.
Caso não consiga diminuir o uso, NÃO deixe de usar um bom protetor térmico para proteger os fios e, novamente, a linha Operação Resgate pode ser sua melhor amiga!
O leave-in Operação Resgate, além de proteger do calor, também funciona como um tratamento. Sua tecnologia reparadora fornece brilho, alinha, hidrata profundamente e acaba o aspecto seco dos fios. É incrível!
E você pode levar essas dicas para casa acessando a Loja Widi Care e usar meu cupom DONNAWIDI!
Curtiu as dicas? Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo na caixinha aqui embaixo. AMO ler os comentários de vocês!