Cuidar dos cabelos envolve muitas etapas, e a lavagem é um dos passos-chave para mantê-los sempre bonitos e saudáveis.
Engana-se quem pensa que a limpeza apenas consiste no uso do shampoo, enxágue, aplicação do condicionador e, por fim, mais um enxágue. Ainda que lavar os cabelos seja uma atividade cotidiana, o processo não é tão simples assim. A temperatura da água, a quantidade e ordem dos produtos, e até mesmo a maneira como é retirado o excesso de água após a higienização, podem influenciar na aparência e na saúde das madeixas.
Para você NUNCA MAIS errar na higienização, confira esse passo a passo completo:
ATENÇÃO NA TEMPERATURA DA ÁGUA!
A dica é utilizar água morna para lavar e fazer o último enxágue com água fria, já que as temperaturas baixas ajudam a fechar as cutículas dos fios, evitando que eles fiquem com aspecto ressecado.
ESCOLHA O PRODUTO CONFORME O SEU TIPO DE FIO.
Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos. A dica é apostar sempre em produtos de uma mesma linha, afinal, eles foram criados para agir em conjunto e, usados dessa forma, têm seu resultado potencializado.
A QUANTIDADE CERTA DE SHAMPOO.
A quantidade de shampoo importa e muito! Claro que o volume e o tamanho dos fios são fatores que devem ser considerados, mas em excesso pode causar uma limpeza exagerada, embaraçar ou embolar os fios (mesmo que seja um shampoo hidratante). No geral, o tamanho de uma moeda de 25 centavos ou ¼ da palma da mão é o ideal.
MASSAGEIE O COURO CABELUDO.
Primeiramente coloque o shampoo nas mãos, leve-o aos cabelos – na parte superior da cabeça – e com massagens circulares espalhe-o pelas madeixas. Utilize as pontas dos dedos, evite friccionar um fio no outro, não faça muita pressão nas mãos e, para evitar ferir couro cabeludo, não use as unhas.
ENXÁGUE COM CALMA!
Nada de ter pressa na hora de retirar o shampoo, hein?! Ficar com resíduos de produtos nos fios é um dos piores erros, sem contar que dá um aspecto sujo e oleoso. Por isso, deixe a água escorrer pelos cabelos com calma até que ela saia transparente e sem resquício do produto.
CONDICIONADOR OU MÁSCARA?
O condicionador é responsável por selar as cutículas capilares, promovendo maciez e brilho. Com isso, evita que o fio perca seus nutrientes e resseque. Além disso, ele possui ativos valiosos que, ao penetrarem no cabelo, promovem um verdadeiro tratamento às madeixas.
A máscara tem outras funções e deve ser usada conforme a necessidade específica dos fios – para nutrir, hidratar, dar emoliência, reter a cor ou até mesmo para controlar a oleosidade e o volume. O uso pode ser feito de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de desgaste, e antes do condicionador.
“A quantidade também importa e varia conforme o tamanho do cabelo: em curtos, uma colher de chá é suficiente; em médios, a medida é uma colher de sobremesa; e nos fios longos, cerca de uma colher de sopa. O ideal é massagear mecha por mecha, aplicando somente no comprimento e nas pontas, evitando o contato com a raiz. O condicionador pode agir por dois ou três minutos, já a máscara deve respeitar o tempo descrito na embalagem”, explica a especialista em produtos.
MAIS ENXAGUE PARA FINALIZAR!
Outra etapa importante é o enxágue final. Tem quem ache, erroneamente, que deixar o condicionador ou máscara nos fios vai potencializar o efeito. Na verdade, o resultado será um cabelo pesado, com aspecto oleoso. “É fundamental retirar o excesso de creme com água abundante e, para concluir o ritual, aplicar um finalizador, como leave-in ou creme de pentear. Eles facilitam o desembaraço, hidratam, protegem e podem ficar nos fios até a próxima lavagem”, finaliza a profissional da Widi Care.